101

Prefeitura Municipal de Varzedo

Pular para o conteúdo

Programas

Nesta seção o cidadão encontra à implementação, acompanhamento e resultados dos programas, projetos e ações dos órgãos e entidades públicas, bem como metas e indicadores propostos

Utilize o(s) campo(s) abaixo para pesquisar

Foram encontrados 2 resultados para a pesquisa.

Varzedo Saudável

Número: 1

Responsável: Prefeitura Municipal de Varzedo

Descrição: Expandir, qualificar, prevenir e humanizar a rede de atendimento de Saúde no município.

Metas: Melhoria e ampliação do atendimento oferecido a sociedade.

Indicadores: - Atendimentos na Policlínica. - Redução de internamento e óbito tendo como causa doenças do aparelho circulatório. - Redução de óbito tendo como causa doença Diabetes Mellitus. - Redução da taxa de mortalidade por causas externas. - violência de acidentes no trânsito.

Resultados: Implantação de políticas transversais incluindo diversos setores que priorizem o tratamento e melhoramento das redes de abastecimento de água nas comunidades rurais, promovendo o tratamento e a prevenção dos índices de verminoses, tendo a saúde o papel de identificar os casos; Ampliação das especialidades médicas;

Informações Adicionais: Promover o cuidado integral ao ser humano no curso da vida, considerando a implantação de serviços que atendam às necessidades das políticas em saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde - SUS.

Programa Saúde na Escola

Número: 3

Responsável: Prefeitura Municipal de Varzedo

Descrição: O programa inclui ações de promoção da saúde, prevenção, recuperação, reabilitação de doenças e agravos mais frequentes.

Metas: O Programa Saúde na Escola (PSE) visa à integração e articulação permanente da educação e da saúde, proporcionando melhoria da qualidade de vida da população municipal.

Indicadores: O público beneficiário do PSE são os estudantes da Educação Básica, gestores e profissionais de educação e saúde, comunidade escolar e, de forma mais amplificada, estudantes da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica e da Educação de Jovens e Adultos (EJA). As atividades de educação e saúde do PSE ocorrerão nos Territórios definidos segundo a área de abrangência da Estratégia Saúde da Família (Ministério da Saúde), tornando possível o exercício de criação de núcleos e ligações entre os equipamentos públicos da saúde e da educação (escolas, centros de saúde, áreas de lazer como praças e ginásios esportivos, etc). No PSE a criação dos Territórios locais é elaborada a partir das estratégias firmadas entre a escola, a partir de seu projeto político-pedagógico e a unidade básica de saúde. O planejamento destas ações do PSE considera: o contexto escolar e social, o diagnóstico local em saúde do escolar e a capacidade operativa em saúde do escolar. A Escola é a área institucional privilegiada deste encontro da educação e da saúde: espaço para a convivência social e para o estabelecimento de relações favoráveis à promoção da saúde pelo viés de uma Educação Integral. Para o alcance dos objetivos e sucesso do PSE é de fundamental importância compreender a Educação Integral como um conceito que compreende a proteção, a atenção e o pleno desenvolvimento da comunidade escolar. Na esfera da saúde, as práticas das equipes de Saúde da Família, incluem prevenção, promoção, recuperação e manutenção da saúde dos indivíduos e coletivos humanos.

Resultados: Para o alcance dos objetivos e sucesso do PSE é de fundamental importância compreender a Educação Integral como um conceito que compreende a proteção, a atenção e o pleno desenvolvimento da comunidade escolar. Na esfera da saúde, as práticas das equipes de Saúde da Família, incluem prevenção, promoção, recuperação e manutenção da saúde dos indivíduos e coletivos humanos.



Total de 5 registros por página